domingo, 21 de dezembro de 2014

Não dá para controlar... espírito natalino!

foto divulgação
O Papai Noel já está quase descendo pela chaminé! Com o Natal batendo à porta, nessa época do ano, todas as pessoas são invadidas e acometidas por um sentimento tão especial e próprio desse período: o tal do espírito natalino.

Ah, realmente essa é uma época que o coração de todo mundo amolece, as pessoas ficam com a sensibilidade bem a flor da pele, porque desperta em todos (ou quase todos) uma compaixão imensa. No Natal as pessoas são solidárias umas com as outras; fazem caridade; pedem desculpas (brigou o ano inteiro com a pessoa, mas no Natal faz as pazes); lembram dos amigos distantes; ficam próximas das suas famílias; e por aí vai... O espírito natalino proporciona essas e muitas outras emoções que são capazes de transformar as pessoas em pessoas melhores. É, o Natal tem essa magia!

Eu particularmente acho muito legal essa comoção e essas atitudes (quando são sinceras), porque tem o falso espírito natalino que espanta até o "bom velhinho". Parece que é automático, sabe?! Chegou a época do Natal aí todo mundo tem que encarnar esse espírito e se comportar bem direitinho. Não, não estou falando que não pode se sensibilizar no Natal, estou falando de quem faz isso obrigatoriamente, ou faz só por fazer mesmo, pela tendência, porque é Natal e pronto.

Eu me pergunto por que algumas pessoas agem assim só nesse período, porque certas coisas que o espírito natalino proporciona não podem ser feitas o ano inteiro, ou ainda, porque algumas vem embaladas pra presente só porque "no Natal pode"! Há um certo encantamento nessa época do ano, mas não podemos negar que também há muita conveniência e hipocrisia em torno disso. 

Para quem é cristão o Natal é a celebração de um acontecimento que marcou a história dos homens: o nascimento de Jesus Cristo. Assim o “espírito natalino” ganha um significado singular. Mas também estes, devem se lembrar desse significado e tudo que ele representa além dessa época. É bom saber que tem muita gente precisando de compaixão e solidariedade o ano inteiro.

E você, como anda o seu espírito natalino? Já parou pra pensar nisso? Ho ho ho!

2 comentários:

  1. Boa Tarde, Manu. Estou viciada em seu blog. Me identifico muito com seus escritos. Parabéns pela iniciativa, talento e amor transposto nas suas palavras. Gostaria de pedir para você escrever sobre - Não dá para controlar...o amor. Ansiosa pela próxima leitura. Feliz Ano Novo...Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia, muito obrigada pelo carinho e seja sempre muito bem vinda! Essa é a maior recompensa que um escritor pode ter. Sobre o post sugerido, com certeza está na minha pauta, mas está amadurecendo, esperando a hora certa de entrar em cena ;)
      Feliz Ano Novo! Bjs

      Excluir